Navegamundo para escolas

20 de setembro de 2019
área para educadores

Na atualidade, o grande desafio dos Ministérios de Educação dos países é oferecer educação compatível, em extensão e qualidade, por meio do cumprimento de seus planos de prioridades, que estão embasados nos deveres constitucionais, os quais já não podem estar apenas centrados em suas necessidades sociais, e, sim, responder, também, às exigências requeridas por um mundo globalizado onde as “fronteiras virtuais” estão cada vez mais abertas.

Neste contexto, compartilhamos deste desafio, e tomamos a iniciativa de empreender um projeto complementar às propostas dos governos, a fim de levar educação e cultura às crianças – de forma simples e prática – usando tecnologias digitais para dispositivos móveis (smartphones e tablets) conectados à Internet que os educadores ou as escolas já possuem.

Nosso trabalho está alinhado com as ações apresentadas por organismos internacionais (ONU, Unesco e Unicef), pelos novos princípios educativos brasileiros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e segue tendências de mercado que unem educação, entretenimento e tecnologias.

A partir disto, criamos a plataforma navegamundo.com, que disponibiliza conteúdos em arquivo digital podcast (áudios) para as crianças escutarem por decisão autônoma em ambientes não formais e que também pode ser utilizado pelos educadores – como ferramenta de apoio pedagógico – em situações convencionais de ensino-aprendizagem.

Os Podcasts Navegamundo são apresentados em diferentes estilos:

  1. Para as crianças: áudio-histórias sobre diferentes culturas e realidades.
  2. Para os educadores: podcasts informativos sobre tendências em educação e tecnologia, e áudio-narrativas com conteúdo educativo.

No modelo de educação do século XXI, a Escola tem papel fundamental como curadora de ferramentas de ensino, e pode, com sua vasta experiência pedagógica, aprofundar os conteúdos disponibilizados pelos Podcasts Navegamundo, transformando o processo de aprendizagem dos alunos em algo prazeroso, divertido, com alto valor educativo e cultural.

AS 10 COMPETÊNCIAS QUE AS CRIANÇAS PRECISAM APRENDER PARA VIVEREM E TRABALHAREM NO SÉCULO 21.

Todos os novos Currículos do Ensino Básico no Brasil deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referencial.

Em termos de políticas educacionais, a BNCC impacta na:

  • Elaboração dos currículos locais e material didático
  • Formação inicial e continuada dos professores
  • Avaliação e apoio pedagógico aos alunos

As 10 competências gerais que a BNCC/Brasil estimula estão alinhadas com os desafios contemporâneos. Que Maravilha!

São estas:

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

PLATAFORMA NAVEGAMUNDO – UMA FERRAMENTA PARA O DENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.

Sugerimos incorporar ao plano de atividades da escola o uso dos Podcasts Navegamundo para trabalhar – em especial – as competências 3, 5 e 9 da BNCC.

Qual tecnologia necessária?

Apenas um smartphone ou tablet conectado à Internet; pode ser um dispositivo pessoal ou fornecido pela escola.

Qual é o ponto de partida?

Escutar, junto com os alunos, os podcasts – os Contos Infantis Culturais do Navegamundo.

Como explorar os conteúdos pedagogicamente?

Considerando que os Podcasts Navegamundo podem ser uma ferramenta de apoio ao ensino, citamos estas sugestões:

  • Mostrar no mapa, aos alunos, onde acontece o enredo de cada um dos contos infantis culturais.
  • Pontuar e/ou aprofundar os temas em destaque dentro de cada um dos roteiros dos podcasts disponíveis.
  • Estimular que cada um modifique o final da história e compartilhe sua versão com o grupo.
  • Relacionar os fatos do conto infantil à realidade dos alunos: o que é igual e o que é diferente.
  • Estimular os alunos a encontrarem soluções de problemas – relacionados ao tema do podcast – aplicadas ao seu entorno familiar e social.
  • Propor atividades complementares baseadas nos temas de cada uma das áudio-histórias Navegamundo como, por exemplo, artes, teatro, culinária etc.

Se a escola disponibiliza dispositivos conectados à Internet para os alunos, eles podem realizar atividades de busca individual e depois compartilhar os achados com o grupo. Outras sugestões seriam motivar os alunos a:

  • Estimular que busquem no mapa o país onde a áudio-história (Podcasts Navegamundo) acontece.
  • Orientar a pesquisa na Internet para que busquem outras informações ou curiosidades sobre o tema/país onde acontece o conto infantil cultural escolhido. Estimular que explorem na Internet fotos, textos, vídeos de fontes confiáveis.

Afinal, o século XXI exige novas competências, entre elas estão a ampliação das habilidades tecnológicas e do repertório cultural. Portanto, precisamos preparar nossas crianças para viverem e trabalharem em um mundo que será cada vez mais hiperconectado, sobretudo virtualmente. Sendo assim, acreditamos que os conteúdos do Navegamundo podem contribuir neste processo. 

continue com a gente
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário